20 FILMES QUE TODO EMPREENDEDOR DEVERIA VER

Não é de hoje que o cinema tem como função não só divertir, mas também trazer novas ideias ao espectador. Para quem tem seu próprio negócio não é diferente. Muitos filmes trazem mensagens que podem ser aproveitadas por empreendedores em busca de inspiração.

Quem vê um empreendedor no auge do sucesso com o seu próprio negócio não imagina o caminho que ele percorreu para chegar onde está. A maioria passou dias e noites organizando, estudando e colocando em prática tudo o que foi planejado. E vou te falar um segredo de sucesso esse processo é demorado e exige principalmente paciência e determinação.

Depois do sucesso confirmado o empresário não deve parar de buscar conhecimento sobre a sua área de atuação, pelo contrário, ele precisa continuar no foco de aprendizagem e aperfeiçoamento para que sua empresa sempre traga novidades, modernidades e satisfação a todos os clientes.
E uma forma de aprendizagem muito interessante são filmes. Isso mesmo! Filmes! Talvez você saiba, talvez não: sou estudante de cinema e sempre busco inspiração em obras do audiovisual. Os filmes também ensinam muito sobre liderança, foco, sucesso e realização de sonhos.

Para facilitar a vida dos empreendedores, selecionei alguns títulos com mensagens relevantes para quem tem uma empresa. Muitos você poderá encontrar no Netflix, portanto, podem ser vistos sem sair de casa.

Agora é só preparar a pipoca e dar o play!!em-cartaz-81

A Teoria de Tudo (2015)

Os empreendedores mais ligados em tecnologia costumam admirar a trajetória de Stephen Hawking. Baseado na biografia do astrofísico, este filme conta seus primeiros anos na faculdade, o início da debilitação causada por uma doença degenerativa e o relacionamento com Jane Wide. Hawking é um exemplo de superação e inteligência que pode inspirar muitos empreendedores. Dirigido por James Marsh.

O Jogo da Imitação (2015)

O longa narra a história de Alan Turing, matemático e pioneiro na ciência da computação. Na história, Turing tem a tarefa de ajudar o governo britânico a quebrar um código alemão, usado na Segunda Guerra Mundial para a comunicação em submarinos. Apesar de ser um gênio, Turing tem diversos problemas de relacionamento e precisa aprender a trabalhar em equipe para cumprir a tarefa. Dirigido por Morten Tyldum, tem atuação de Benedict Cumberbatch e Keira Knightley.

Chef (2014)

Lançado em 2014 nos cinemas brasileiros, o filme Chef conta a trajetória de superação do chef Carl Casper depois de perder seu emprego. Dirigido por Jon Favreau, que também interpreta o papel principal, o longa ensina como começar do zero pode ser o caminho para o sucesso. Com Sofia Vergara e John Leguizamo.

O Lobo de Wall Street (2014)

Baseado na história real de Jordan Belfort, que se tornou milionário com sua corretora Stratton Oakmont, o filme mostra todo o esquema que levou Belfort a ser preso por serviços financeiros ilegais. O filme é um bom exemplo de como determinação pode levar ao topo e da importância de agir dentro das leis para ter um negócio sólido. Dirigido por Martin Scorsese, tem Leonardo DiCaprio no papel principal.

Walt Antes do Mickey (2014)

Baseado na história real de Walt Disney, o filme fala dos primeiros anos da carreira do desenhista e dos obstáculos que ele precisou superar antes de criar seu desenho mais famoso, o Mickey Mouse. Uma das frases do filme vale para qualquer um que queira ter seu próprio negócio: “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, diz o pai do jovem Walt. Para quem quer empreender, sempre é bom conhecer as histórias de quem chegou longe.

Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)

Uma corretora passando por um momento de crise é o pano de fundo deste longa. Indicado ao Oscar em 2012 como melhor roteiro orginial, o filme trata da crise de 2008 e de como um grupo de funcionários descobriu que a corretora estava arriscando muito mais do que deveria. Tem Zachary Quinto e Kevin Spacey no elenco e foi dirigido por J.C. Chandor.

O Homem que Mudou o Jogo (2011)

O filme conta a história do gerente de um time de baseball que tenta montar um time competitivo mesmo com uma situação financeira desfavorável. Para conseguir maior rendimento, o protagonista desenvolve uma complicada análise estatística de seus jogadores, tornando possível fazer mais com menos. Como toda empresa precisa estar atenta à economia de recursos, essa é uma história que pode inspirá-lo a buscar alternativas pouco evidentes para chegar ao sucesso sem gastar demais.

O Dia Antes do Fim (2011)

Também baseado em fatos reais, o filme fala sobre a crise econômica de 2008 vista de dentro do universo dos bancos de investimento americanos. A história mostra com algumas decisões erradas e falta de transparência no mundo corporativo podem levar ao fracasso. Por isso, o filme traz à tona uma questão fundamental para qualquer empresa: a postura ética.

A Rede Social (2010)

A trama da criação do Facebook e do processo sofrido por Mark Zuckerberg no começo da empresa são narrados neste filme. Vários pontos envolvidos na criação de um negócio, desde o desenvolvimento da ideia até o crescimento acelerado e as desavenças, são mostrados no longa. Dirigido por David Fincher, tem Jesse Eisenberg, Justin Timberlake e Andrew Garfield no elenco.

Julie & Julia (2009)

É uma comédia dramática dirigida por Nora Ephron e estrelada por atrizes como Meryl Streep e Amy Adams. Julie é uma funcionária pública frustrada com a sua carreira. Ela resolve se inspirar em um livro de receitas de uma antiga chef chamada Julie. A funcionária publica os resultados que obteve com as receitas no seu blog pessoal, obtendo reconhecimento. Um aspecto importante do filme é mostrar como Julie acaba encontrando um sentido em sua carreira, seguindo aquilo que ela realmente ama fazer.

Amor sem Escalas (2009)

O personagem de George Clooney viaja para vários lugares com a tarefa de demitir funcionários de outras empresas. No meio do caminho, encontra uma funcionária mais jovem que está tentando emplacar uma tecnologia capaz de substituir seu trabalho. Da gestão de pessoas à revisão de processos, o filme faz os empreendedores pensarem quando é hora de inovar internamente. Dirigido por Jason Reitman, tem atuação de Anna Kendrick e Jason Bateman.

Coco Antes de Chanel (2009)

O filme conta a história de Coco Chanel, a famosa estilista que revolucionou o mundo da moda ao ousar se vestir com roupas masculinas quando todas as mulheres usavam os desconfortáveis espartilhos e outros adereços exagerados. Mas, como não poderia deixar de ser, o início da carreira de Coco não foi fácil. Ela precisou vencer diversos obstáculo – da pobreza extrema aos costumes de sua época – para conseguir o que queria. Para empreendedores – em especial às mulheres – é um ótimo filme sobre perseverança e coragem.

Invictus (2009)

Após ser libertado da prisão e eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela se vê diante de um país dividido pelo racismo. É então que ele pensa numa estratégia pouco convencional: usar o rúgbi para unir o povo. Para isso, ele precisa da ajuda do capitão do time, um jovem branco. A história chama a atenção pela habilidade de negociação demonstrada por Mandela, característica necessária para qualquer empreendedor que deseja crescer nos negócios.

Quem Quer Ser Um Milionário (2008)

O filme Quem Quer Ser Um Milionário, mostra o jovem Jamal Malik (Dev Patel) num famoso programa de perguntas e respostas na TV.

Jamal busca em sua própria história, marcada por uma infância miserável e violenta, as respostas para as questões perguntadas pelo apresentador. É um exemplo de busca de força interior, algo essencial para empreendedores.

À Procura da Felicidade (2006)

As dificuldades enfrentadas por um pai desempregado e sem dinheiro algum para poder dar uma vida digna ao filho fazem qualquer um se emocionar com sua história. O enredo, à princípio, parece não ter relação com o empreendedorismo, mas basta prestar atenção na trajetória que muitos empresários enfrentam antes de chegar ao topo. Há frustrações, desânimos e o ato de correr atrás dos sonhos. Nesse sentido o filme é uma fonte de inspiração para quem está no começo.

Em Boa Companhia (2005)

O filme fala sobre uma situação comum nas empresas: um chefe na casa dos 50 anos perde seu posto para um jovem com a metade da sua idade e precisa se segurar no emprego para pagar as contas em casa. Toda empresa passa por períodos de mudança, portanto, o filme traz mensagens importantes para quem quer estar preparado para elas.

Startup.Com (2001)

O documentário mostra como a startup govWorks quebrou durante a bolha da internet. O crescimento acelerado e a queda imediata da companhia são mostrados como exemplo do que aconteceu com várias empresas do tipo no final dos anos 1990. O filme mostra, por exemplo, como as startups continuavam levantando milhões de dólares em financiamento enquanto as estruturas já estavam ruindo.

Piratas do Vale do Silício (1999)

Apple x Microsoft. A rivalidade entre as potências da tecnologia é o mote da história de Piratas do Vale do Silício. Os pontos de vista de Bill Gates e Steve Jobs ajudam a entender como os empreendedores devem superar desafios para desenvolver empresas de sucesso. Dirigido por Martyn Burke, é um clássico no universo das startups.

Tucker: Um Homem e Seu Sonho (1988)

Dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Jeff Bridges, o filme mostra a determinação de um empreendedor em fazer sua ideia dar certo. Preston Tucker, um produtor de automóveis dos anos 1940, é um empresário contagiante e que lutava contra os gigantes da indústria nos Estados Unidos.

O Poderoso Chefão (1972)

Um dos maiores clássicos do cinema, o filme O Poderoso Chefão (1972) que dá início à famosa trilogia dispensa muitas recomendações.

O filme narra a história da família Corleone e seus negócios ilícitos. O primeiro “Poderoso Chefão” mostra as vantagens e desvantagens de empreender em família e que o melhor sucessor pode ser quem menos se espera.

Espero que tenham gostado dessas dicas de filme! Agora é só fazer a pipoca e ser feliz!

Um grande abraço!

Ale Riquena

 

Quer Saber Como Ganhar Dinheiro Na Internet?

5 Comentários

  1. Pingback: O QUE APRENDI ASSISTINDO LA LA LAND – CONTÉM SPOILER | Hoje Trabalho em Casa

  2. Estudando formula negocio online do Alex Vargas e muito conteúdo de vídeos e conteúdos na internet. Matriculei numa Universidade no curso Tecnologia em Marketing Digital. Firme e entusiasmado com resultados dos colegas, acredito que em breve estarei nas fileiras dos bem sucedidos neste negócio. Garra, determinação não me falta.

    • Rubens é isso mesmo. O Conhecimento é a chave para ter sucesso neste ramo que aqui no Brasil ainda está engatinhando. Temos a oportunidade nas mãos de ser os pioneiros. #borapracima

Deixe uma resposta