STORYTELLING: COMO CONTAR HISTÓRIAS QUE SE VENDEM PRATICAMENTE SOZINHAS
Aprenda a transformar seus Produtos em Histórias que vendem
Saber contar a história da sua empresa pode ser o primeiro passo para diferenciar-se. Todas as empresas e negócios, sem exceção tem a sua própria história. Especialmente em um país como o Brasil, na maioria das vezes são histórias de superação, de lutas, frustrações e conquistas.
Para que se possa começar a criar uma identificação emocional forte com seu público alvo é preciso contar essa história para ele. Por isso, é preciso usar técnicas profissionais para alcançar o melhor resultado: o chamado storytelling.
Storytelling é uma forma de contar Histórias que Vendem
Storytelling é a mais antiga forma de passar conhecimento através de gerações. Ela representa também como olhamos para diversos fatos e tomamos opiniões, já que somos influenciados por histórias e pela forma como as interpretamos.
Uma boa história é autêntica, criativa, faz uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e leva o público a uma jornada de mudanças e transformações.
As pessoas que contam e acreditam em histórias iguais possuem valores semelhantes. A visão de mundo que temos é, simplesmente, uma coleção de histórias sobre fatos que acreditamos. Logo, uma boa história é fundamental para criar uma sensação de “nós”.
Histórias compartilhadas, valores compartilhados, visões de mundo compartilhadas. A ideia de pertencer a um grupo específico, uma tribo. Sem uma história, não há conflito, porque não é possível existir “nós” se não houver “eles”.
Existem diversos modelos de enredos para se contar uma boa história, utilize a que mais se adequa a sua história real e faça sua própria narrativa. Você pode até romancear, mas nunca mentir sobre sua própria história.
Veja os formatos mais comuns de usar o Storytelling como Histórias que Vendem
– Jornada do Herói
– Inimigo público comum
– A jornada do idiota
– Do fracasso a fama
– Herói por acidente (herói relutante)
– Nós somos iguais
O ideal é que a narrativa escolhida tenha início, desenvolvimento e final coesos, e a história se desenrole por no máximo 4 parágrafos.
A história pode ser contada através de uma animação, através de um vídeo, posts nas redes sociais, texto no site ou folder e até mesmo na lateral de uma embalagem de produto ou em uma vitrine de uma loja.
Veja a seguir um rico infográfico que o Site ‘Viver de Blog’ produziu com absolutamente tudo sobre Storytelling.
Espero que você tenha gostado das informações no infográfico e desenvolva suas próprias histórias para se conectar melhor com seus leitores e futuros clientes.
E para receber mais conteúdo como esse, basta se cadastrar na nossa lista de email para ser o primeiro a receber novas atualizações!
Um abraço!
Ale Riquena
Pingback: 6 MOTIVOS PARA COMEÇAR O SEU CANAL NO YOUTUBE | Hoje Trabalho em Casa
Pingback: COMO VIVER DE YOUTUBE | Hoje Trabalho em Casa