NEGÓCIO ONLINE EM 10 PASSOS
O e-book ’10 Passos Únicos para seu Negócio Online’, do Alex Vargas, traz dicas preciosíssimas para empreendedores digitais. Ano passado eu fiz uma série de vídeos explorando todo o interior do e-book e trazendo, capítulo por capítulo, o passo a passo para começar seu empreendimento.
Hoje, eu decidi compartilhar essas dicas aqui no blog. E, para quem quiser, vou deixar o link da playlist no final desse post. São 10 dicas que vão elevar o seu conhecimento e, consequentemente, o seu negócio online. Vamos lá!
Definir seu NICHO e AVATAR
Definir seu nicho é o primeiro passo para começar qualquer empreendimento. Você precisa escolher sobre o que você vai falar. O que o seu negócio vai abordar, que mensagem você vai passar. “Você NÃO pode falar de TUDO para TODOS”.
Já o avatar é o segundo passo. É indispensável que você saiba o público para que trabalhar, é imprescindível escolher o seu público alvo”. Muita gente, ao começar um empreendimento, não consegue definir um público e acaba não atingindo as pessoas que se interessariam, de verdade, pelo seu negócio online. Para te ajudar nesse processo existem duas ferramentas, o Keyword Planner e o Trends.
Apresentar um CONTEÚDO DE VALOR
Definido o seu nicho e o seu avatar você deve começar a preocupar com o seu conteúdo. Mesmo que você escolha um nicho e um público alvo pouco explorados é quase impossível não ter concorrência. E, para se destacar, você deve apresentar um conteúdo que importe para seu público, um conteúdo que realmente faça a diferença para ele.
Para fazer isso é importante você saber do que está falando. Estudar sobre o assunto, realmente entender aquilo que você está falando e passar dicas pertinentes. Esses são os principais passos para você conseguir a atenção do público. Fazendo isso, você vai cativar muito mais pessoas para acompanhar o seu negócio.
Compreender os DESEJOS E MEDOS da audiência
Para apresentar um conteúdo de valor para o seu avatar você precisa conhece-lo. Para isso, você precisa pesquisar sobre ele e conhecer os seus desejos e os seus medos. Mas, como você pode fazer isso? Existem diversas formas de conhecer o seu público alvo e começar a cativa-lo.
A forma que mais dá resultados é analisar a sua concorrência. Como disse no tópico acima, sempre irá existir pessoas atuando no mesmo nicho que você. Sabendo disso, você deve aprender com essas pessoas. Os comentários de vídeos, posts e/ou atualizações nas mídias sociais são um bom modo de saber o que o seu público está pedindo.
Aqui no universo do Marketing Digital, diferentemente do mundo corporativo, as pessoas desejam ajudar aqueles que está iniciando o seu projeto. Então, além de analisar os comentários, você deve construir uma relação com a sua concorrência. Assim, vocês conseguem trocar muitas figurinhas e enriquecer o seu negócio online.
Criar AUTORIDADE e MONETIZAR
Existem vários ‘tipos’ de afiliados. Entre esses tipos, o que tem mais “chance” de se consolidar no mercado é o AFILIADO AUTORIODADE. Mas, o que é um afiliado autoridade? Ele é aquele que cria uma relação de confiança com o seu público. E, para criar essa relação é necessário seguir alguns passos muito importantes.
O primeiro deles é possuir autoridade, ou seja, ter pleno conhecimento, sobre o seu nicho. Você não pode passar um conteúdo fraco ou dizer meias verdades para seu público. Outro passo importante é estar presente em todas as redes sociais. O seu avatar deve te encontrar em todas as mídias sociais. E você, por sua vez, deve apresentar CONSISTÊNCIA nas redes. Fazendo diversas postagens por dia ou mantendo um calendário bem organizado.
Dessa forma você vai conseguir MONETIZAR o seu empreendimento. O afiliado autoridade ele vende através de indicação de produtos. Ele apresenta um conteúdo para seu público e indica, no meio dessa conversa, um infoproduto que está dentro daquele assunto e pode ser uma solução. Se a sua relação com seu público for de confiança as chances dele adquirir esse produto são infinitamente maiores.
Criar SOLUÇOES
No tópico anterior eu abordei a relação que você deve desenvolver com seu público e expliquei que, muitas vezes, o infoproduto é a solução para um “problema”. Pois bem, existem muitos problemas que ainda estão sem solução. Que tal investir nisso também?
Imagine que você entrou em um assunto e detectou a falta de um produto para indicar para a sua audiência. Bem, isso pode ser um bom sinal para o seu empreendimento. Você terá a chance de ser pioneiro na solução para esse obstáculo. É claro que, antes de tudo, você deve avaliar se esse conteúdo realmente é algo de valor para seu público. Tendo um feedback positivo em mãos é a hora de investir em seu infoproduto!
Sua ESTRUTURA ONLINE
Agora que você já definiu e adquiriu conhecimento sobre seu nicho e seu avatar é hora de colocar seu projeto em ação. Para começar a criar sua estrutura online é preciso saber da influência que as mídias sociais exercem sobre o seu empreendimento. Se o seu foco é ser um afiliado autoridade, você já tem em mente a importância de estar visível.
Existem quatro meios que são considerados os mais eficientes nesse processo. O Facebook, o Youtube, um blog e uma boa lista de e-mails. Possuir e saber trabalhar com essas quatro ferramentas é um passo enorme rumo ao crescimento do seu empreendimento. Novamente, é importante apresentar consistência e um conteúdo de valor em todas as suas redes. Lembre-se disso!
Gerar TRÁFEGO
Essa palavrinha é o sonho de consumo de todos os empreendedores digitais. E é, também, a parte mais importante do seu negócio online. Gerar tráfego significa aparecer para o seu público, estar presente de forma ativa na rede e encontrar pessoas interessadas em seu negócio.
Existem muitas ferramentas que te ajudam na construção de tráfego. É importante que você conheça e saiba trabalhar com essas ferramentas. O Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, Google Adwords, Bing Ads, Native Ads e a Compra de Mídia. Essas são os principais meios pagos de gerar tráfego, mas você pode fazer isso de maneira gratuita.
MARKETING DE CONTEÚDO
O Marketing de Conteúdo é uma forma gerar tráfego sem pagar nada. A premissa básica do marketing de conteúdo é você gerar conteúdo relevante para o seu público, você gerar um conteúdo que conteúdo que tenha valor para as pessoas que te seguem. Conforme esse conteúdo é gerado o engajamento vai aumentando e o interesse do seu público também.
Dessa forma, o seu público começa a chamar mais pessoas para conhecer o seu trabalho. O número de compartilhamento nas suas mídias sociais aumenta e você consegue ter um tráfego orgânico, gerado por aqueles que te seguem. É uma forma muito bacana de aumentar sua relação com seu público e atrair novas pessoas de maneira gratuita.
Ter PARCERIAS
No universo do Marketing Digital procuramos ser parceiros de nossos ‘colegas de trabalho’. Como já disse anteriormente, é muito comum ver pessoas que já estão no mercado há mais tempo compartilhando seu conhecimento com aquele que estão iniciando agora. Esse é um tipo de parceria que você deve procurar.
Entretanto, é importante que você apresente essas parcerias ao seu público também. Chamar pessoas para gravar junto, postar nas suas redes sociais encontro que você teve com seus parceiros faz com que o seu empreendimento cresça. Dessa forma, vocês acabam trocando experiências e aumenta o contato do seu público com o mundo do trabalho online.
FOCO e AÇÃO
O último tópico no e-book e o último vídeo da série nos lembra de algo muito importante para ter uma carreira promissora no seu negócio online. Essa não é uma carreira de glamour e, muito menos, uma fábrica de realização de sonhos. Para você conseguir ter sucesso é necessária muita dedicação, é necessário ter foco. Uma frase que eu sempre lembro quando penso na palavra foco é: “Foco é dizer não para muitas coisas que entrarem no seu caminho”.
Você precisa focar no ponto de chegada. No meio do caminho pode ser que você encontre outros caminhos que possam parecer mais fáceis, mas pulando de galho em galho você NUNCA chegará ao topo. Tenha foco, coloque suas ideias em ação e, assim, você vai ter sucesso no seu negócio online.
Para finalizar esse post eu gostaria de dar uma DICA DE OURO para vocês. O treinamento FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE, do Alex Vargas, o escritor do e-book. Esse treinamento vai te ensinar o passo a passo, todas as etapas do processo para construir um negócio online e se destacar no seu empreendimento.
Vou deixar o link para você conhecer o treinamento FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE aqui!
Espero que tenham gostado do post e que, com esses 10 passos, você consiga tirar o seu empreendimento do papel e dar ação à suas ideias. Não se esqueça de assistir aos vídeos da série que abordei esse assunto.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLw4YKUxOTTob9uKyCz63D3wrCpb3WY21O
Um abraço forte e até o próximo post!