Como fazer uma gestão de tempo eficaz para aumentar suas vendas
Quantas vezes já desejamos ter o poder de parar o tempo, para aproveitarmos mais o dia? Fazer uma gestão de tempo eficaz não é tarefa fácil.
Falta de tempo muitas vezes é o motivo pelo qual não iniciamos novos projetos. Porém, será que nos falta tempo mesmo?
Fato é que muitas vezes nossas vidas estão lotadas de tarefas a serem cumpridas. O mundo corporativo, mais acelerado do que nunca, requer cada vez mais atenção.
Quando ouvimos dizer que alguém pode dobrar nossas vendas, sempre pensamos:
“Não é possível! Eu trabalho o dia inteiro, vendo o máximo que posso. Dobrar o meu lucro só se dobrarem o tamanho do dia.”
Mas não é bem assim que funciona. Você já deve ter ouvido muito sobre a palavra produtividade. Ela é a grande responsável pelo sucesso de empresas, e é sobre ela que iremos falar.
O que é gestão de tempo?
Muitas coisas que aprendemos quando somos pequenos estão erradas, e uma delas é aquela famosa frase que diz “para ficar rico, tem que trabalhar muito”. Na verdade, está apenas incompleta. Temos que trabalhar duro sim para alcançar o sucesso, mas não no sentido de quantidade de horas.
Uma boa gestão de tempo faz com que você trabalhe de forma mais eficiente, produzindo mais em menos tempo. Portanto, assim surge a palavra Produtividade. Sendo assim, uma boa gestão é conseguir tempo para o que é importante.
Como gerenciar o meu tempo para vender mais?
A nossa vida profissional e pessoal muitas vezes nos coloca tantas obrigações que não é possível cumprir todas elas, muito menos fazer bem feito. Por isso, hoje vou te mostrar 5 dicas sobre Como Gerenciar o seu Tempo:
Tenha prioridades na hora de gerenciar seu tempo
O maior problema das pessoas que “precisam de mais tempo” está associado à falta de prioridades. Muitas vezes nos encontramos com uma enorme lista de coisa para fazer, mas será que todas elas são mesmo importantes?
Para saber quais as tarefas que devem ser realizadas primeiro, estabeleça uma lista de prioridades para todas as suas tarefas. Defina em 2 escalas:
- Tarefas Urgentes: são aquelas tarefas que são decisivas para a sua vida, que não podem ser adiadas e que estão alinhadas aos seus principais objetivos;
- Tarefas Importantes: esses deveres são bem importantes, mas podem ser adiados e não estão tão bem alinhados com os seus objetivos de vida.
Além disso, é essencial que você abandone todas aqueles hábitos ou tarefas que não serão tão produtivas para você, e foque nas tarefas mais importantes.
No livro “Trabalhe 4 Horas por Semana”, Tim Ferris mostra como conseguiu ter tempo para realmente aproveitar a vida.
Trabalhando com comércio, o autor explica que o primeiro passo que tomou foi atualizar sua lista de clientes. Aqueles que apenas desperdiçavam seu tempo e nunca compravam, foram os primeiros clientes a serem descartados.
Ao fim, com uma lista de clientes que passou de 50 para 5, Tim teve mais tempo para se dedicar aos clientes que sempre geravam muito lucro para a empresa. Por incrível que pareça, a renda mensal dele disparou!
Ou seja, reduzir suas tarefas pode ser muito mais lucrativo do que manter aquelas que consomem muito tempo.
Planeje suas tarefas com antecedência
O maior inimigo do tempo é o mau planejamento de tarefas.
O método mais comum para o planejamento de atividades é sempre organizar suas tarefas no dia anterior. Porém, também podemos planejar nossa semana inteira de uma vez.
Assim, você possuirá uma visão mais abrangente sobre todas as suas atividades, e qual será a prioridade de cada uma. A vantagem dessa forma de gestão é que o vendedor poderá sempre tomar decisões com antecedência.
Para facilitar essa atividade, utilizar uma agenda é uma ótima opção para planejar e delegar suas próprias tarefas.
Defina claramente suas metas e objetivos
O que nos tira todos os dias da cama são os nossos objetivos. Por isso, defini-los corretamente também pode te ajudar a ter uma boa percepção das suas prioridades.
Quando definimos nossas metas, nos tornamos muito mais objetivos nas tarefas realizadas. Além disso, essa clareza pode ser uma grande fonte de motivação.
Sempre que planejar suas tarefas, tenha atenção ao nível de importância dela. Será que realmente vale à pena cumprir todas elas, ou podemos eliminar algumas?
Termine tudo (ou quase tudo) que começar
Deixar tarefas incompletas pode causar uma grande bagunça na sua vida. Aquele monte de afazeres, mas todos feitos pela metade…. não há nada mais desanimador.
Portanto, crie o hábito de realizar apenas uma tarefa por vez, e realiza-la até o final. Mas, como dito acima, aquelas tarefas que irão tomar muito tempo e gerar poucos resultados devem ser evitadas.
Transforme o tempo em seu maior aliado nas vendas
Acredito que a grande sacada na gestão de tempo seja o planejamento eficaz. Porém, devemos sempre lembrar que ninguém consegue cumprir todas as suas tarefas todos os dias. Portanto, não desanime se hoje não deu certo. Tente amanhã.
Para te ajudar nessa busca por mais tempo livre e mais resultados, preparamos o Método Sniper de Vendas para você. Nesse curso, iremos aprofundar mais sobre o assunto, mostrando passo a passo como acabar de vez com a pressa na sua vida. Além disso, esse material abrange muitas outras questões sobre vendas, como Mindset, Gatilhos Mentais e Comunicação.
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