Como criar metas pode ajudar o seu negócio?
Você já parou para pensar o motivo de você fazer todas as coisas que faz? Por que acordar cedo todos os dias? Por que trabalhar? Por que criar metas?
Bom, a resposta curta para essas perguntas é que todos nós fazemos o que fazemos para chegar a algum lugar. Ou seja, todos nós temos metas para as nossas vidas, temos um objetivo.
Sendo assim, se as metas te ajudam a ter motivação para sair de casa em um dia chuvoso, apenas para ter o prazer de comer uma pizza, qual seria o efeito delas no seu negócio?
Portanto, hoje vou te mostrar como criar metas para a sua empresa e a importância delas para os negócios.
Por que eu deveria criar metas?
Como eu falei acima, meta é a base da motivação. Por isso, quanto mais definidas estão nossas metas, mais motivados e dispostos nos tornamos também.
Imagine que João é um corretor de imóveis e tem um grande desejo de comprar um carro. Portanto, João calcula exatamente quantas vendas ele precisaria realizar para comprar o seu tão sonhado carro.
Assim, João cria uma meta de X vendas por mês, e se esforça todos os dias para, não apenas atingir essa meta, como supera-la também. Em 2 meses ele consegue vendar mais do que vendeu em 1 ano, pois agora ele tinha um motivo para vender mais.
Perceba que no caso de João, ele tinha um objetivo (ter um carro), e para isso ele criou uma série de metas para conseguir ser mais produtivo. A partir disso, ganhou uma motivação quase inabalável.
Em um meio empresarial, estabelecer metas para equipes é uma ótima forma de manter foco no objetivo a ser alcançado, além de ser uma excelente base de motivação. Equipes motivadas e direcionadas são capazes de eliminar distrações e se tornarem muito produtivas.
4 Dicas para criar metas para o seu negócio
Quando tratamos de produtividade, muitas dúvidas podem surgir na criação de metas. Para te ajudar a dar os primeiros passos, aqui vão 4 preciosas dicas sobre o assunto:
Tenha um OBJETIVO e mantenha foco!
Nada no mundo acontece sem uma finalidade. Antes de tudo, você deve saber exatamente qual será o objetivo do seu projeto, e deixar ele bem claro a todos os envolvidos.
Saber qual o caminho que iremos seguir facilita bastante na hora de remover distrações. Sendo assim, o motivo de todo o esforço realizado consegue sempre manter a equipe focada e as metas bem definidas.
Tenha um funil de vendas
Um funil de vendas é uma previsão de como será o seu mês, a partir de uma base de informações dos seus meses anteriores. Ou seja, você deve ter conhecimento, por exemplo:
- Quantos clientes atendemos por dia?
- Quantas prospecções são necessárias para realizar uma venda?
- Quanto tempo leva para cada contato?
- Qual o desenvolvimento médio da minha equipe?
É preciso analisar cada tipo de cliente potencial, saber reconhecer a persona do seu negócio.
Mapeie fatores externos
O mundo em que vivemos está em constante mudança, tão rápido como nunca. Por isso, precisamos saber identificar alguns fatores externos que podem influenciar positivamente ou não nossas vendas.
O mais conhecido desses fatores é a sazonalidade. Qual o período que seu negócio vende mais? Se você está começando e ainda não possui um histórico de vendas para defini-la, procure estudar o mercado da concorrência. Assim, você pode ter uma noção das épocas lucrativas para o seu negócio, e estar preparado para atender a demanda.
Além disso, o aparecimento de novos concorrentes na sua área de atuação também pode ser uma grande barreira para o seu objetivo. Por isso, sempre esteja atento às negociações comerciais perto da sua área de atuação, e esteja preparado para receber essa adversidade.
Outro problema que pode surgir é a crise. Muitas empresas vão à falência nos momentos de crise, por causa do mal planejamento. Logo, ter consciência do que pode vir pela frente é muito importante para o sucesso da sua empresa.
Foque em criar metas que sejam possíveis
Não adianta nada um empreendedor criar metas que sejam impossíveis de serem alcançadas. Essa atitude apenas trará o sentimento de derrota para sua equipe de vendas, deixando seus funcionários extremamente desmotivados.
Por isso, é importante que não apenas você, mas seu time também, acreditem nas metas definidas pela empresa. Caso contrário, todo o planejamento irá por água abaixo.
Comprometa-se a cumprir todas as metas!
Criar metas é a forma mais eficaz de alcançar o seu objetivo. Porém, não adianta nada encher a folha de papel com tarefas, mas no dia seguinte não tomar nenhuma atitude. Por isso, comprometa-se em alcançar suas metas! Sempre se lembre: “O que você deixou de fazer ontem, é o resultado do que você é hoje.” Para te ajudar a criar metas mais incisivas e ter sucesso na vida como empreendedor, desenvolvemos um material exclusivo para você. No Método Sniper de Vendas, iremos ensinar passo a passo de como criar metas e cumprir todas elas de forma eficiente. Além disso, o curso te mostra como desenvolver um Mindset vencedor, além de técnicas e Gatilhos mentais para vendas. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais, para que seus amigos fiquem por dentro de tudo sobre Empreendedorismo!