Como convencer um cliente a comprar o seu produto
Quem nunca ficou indeciso na hora de realizar uma compra?
Tenho certeza que você já passou por isso. Portanto, se você é um vendedor e seu cliente está nessa situação, cabe a você reforçar que a escolha dele será positiva.
Para isso, eu vou te ensinar 5 técnicas para convencer um cliente a comprar o seu produto.
Quando se deparam com essa adversidade, muitos vendedores se encontram desesperados. Em outras palavras, em um ciclo rotativo e sempre repetem os mesmos argumentos, onde acabam perdendo a venda.
Para isso não acontecer, o vendedor precisa ter argumentos sólidos que acabem de uma vez por todas com as indecisões.
Portanto, vou te mostrar como pequenas atitudes podem transformar um “talvez” em um SIM!
5 dicas que vão te ajudar a convencer um cliente a comprar SEU produto
Diante do cenário de negócios, o vendedor precisa lidar com uma série de objeções e dúvidas do cliente. Por isso, é muito importante estar preparado para qualquer situação.
Confira a seguir algumas dicas para convencer qualquer cliente na hora de fechar um negócio.
Tenha calma na hora de vender
Em qualquer situação, sempre respeite o processo de vendas. Veja qual seriam as 7 etapas para realizar uma venda:
- Estudo do produto e preparação;
- Criação de diálogo;
- Escute e analise todas as dores e necessidades do cliente;
- Mostre o valor do seu produto;
- Contenha todas as objeções e negocie a venda;
- Fechamento;
- Pós-venda.
Seguir passo a passo esse processo é uma ótima forma de concluir uma negociação.
Se o vendedor conseguiu fazer uma boa abordagem, apresentar de forma eficaz o produto e soube utilizar os gatilhos mentais a partir das dores do cliente, considere a venda concluída.
Conheça o seu produto, contorne objeções
Nem sempre é fácil contornar as objeções dos clientes na hora de comprar. Por isso, é muito importante que você conheça o material antes de tentar negociá-lo.
Imagine-se como um cliente do seu próprio produto.
Responda todas as perguntas que lhe vierem à mente sobre o produto em questão, para estar preparado e poder contornar todas as dúvidas de forma eficiente.
Ter exemplos e fatos que comprovam e eficácia do produto também é uma ótima forma de contornar dúvidas.
Ouça sempre o que o seu cliente tem a falar e trabalhe o emocional
A principal virtude de um vendedor é saber ouvir, pois é assim que aparecem as oportunidades nas negociações.
Por mais que os motivos lógicos sejam importantes na hora da venda, os emocionais que fecham o negócio, e é durante o diálogo que descobrimos como fazer uso desse recurso.
Imagine que um casal esteja à procura de uma casa para morar. Em meio a conversa com o corretor, eles falam como gostam de cachorros, principalmente os de grande porte. Logo, o corretor percebe um desejo implícito do casal, que seria ter uma casa com um grande gramado e espaço para o cachorro.
Algumas semanas depois, enquanto o corretor apresentava uma proposta para o casal, usa como argumento emocional o fato de a casa ter um grande terreno, excelente para criar animais de grande porte.
Por mais bobo que esse exemplo seja, a maioria das vendas são fechadas a partir de situações como essa.
Motive o cliente a comprar o seu produto
Todas as atitudes que tomamos durante a nossa vida são baseadas em motivações e metas. Portanto, comprar não foge à regra.
Exatamente por isso, o cliente deve ser sempre motivado a comprar o seu produto, na maioria das vezes com argumentos emocionais.
“Imagine como seria sua vida, Rafael, se comprasse essa moto. O que os outros dirão quando verem você com ela? Quantas pessoas você acha que possuem uma moto dessas?”
Perceba que comecei as duas abordagens com “Imagine”, e não foi à toa. Esse gatilho consegue trazer ótimas sensações sobre a situação.
Porém, é muito importante que você tenha ouvido o cliente antes de abordá-lo dessa forma, para poder usar de forma eficiente as informações que você possui sobre ele.
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Oferecer facilidades de pagamento te ajuda a convencer um cliente
Um dos maiores empecilhos que o cliente encontra na hora de realizar uma compra é a dificuldade de pagamento, principalmente em comércio online.
Por mais barato que o seu produto seja, muitas vezes o cliente pode preferir comprar da concorrência pela facilidade de pagamento. Por isso, sempre ofereça descontos e uso de métodos populares.
Como tratar o pós-venda e porque ele é tão importante
Não é porque você teve sucesso com a venda, que deve simplesmente abandonar o cliente, pois há uma grande chance de ele querer comprar novamente.
Por isso, é muito importante que, mesmo após ter fechado o negócio, sua empresa faça um acompanhamento do cliente. Pode ser por meio de e-mails ou telefonemas, mas garanta a satisfação dele com o produto.
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