STORYTELLING: COMO CONTAR HISTÓRIAS QUE SE VENDEM PRATICAMENTE SOZINHAS

Saber contar a história da sua empresa pode ser o primeiro passo para diferenciar-se. Todas as empresas e negócios, sem exceção tem a sua própria história. Especialmente em um país como o Brasil, na maioria das vezes são histórias de superação, de lutas, frustrações e conquistas.

Para que se possa começar a criar uma identificação emocional forte com seu público alvo é preciso contar essa história para ele. Por isso, é preciso usar técnicas profissionais para alcançar o melhor resultado: o chamado storytelling.

Storytelling é a mais antiga forma de passar conhecimento através de gerações. Ela representa também como olhamos para diversos fatos e tomamos opiniões, já que somos influenciados por histórias e pela forma como as interpretamos.

Uma boa história é autêntica, criativa, faz uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e leva o público a uma jornada de mudanças e transformações.

As pessoas que contam e acreditam em histórias iguais possuem valores semelhantes. A visão de mundo que temos é, simplesmente, uma coleção de histórias sobre fatos que acreditamos. Logo, uma boa história é fundamental para criar uma sensação de “nós”.

Histórias compartilhadas, valores compartilhados, visões de mundo compartilhadas. A ideia de pertencer a um grupo específico, uma tribo. Sem uma história, não há conflito, porque não é possível existir “nós” se não houver “eles”.

Existem diversos modelos de enredos para se contar uma boa história, utilize a que mais se adequa a sua história real e faça sua própria narrativa. Você pode até romancear, mas nunca mentir sobre sua própria história.

Seguem abaixo, os 6 principais modelos de enredo/ narração:

– Jornada do Herói – Inimigo público comum – A jornada do idiota – Do fracasso a fama – Herói por acidente (herói relutante) – Nós somos iguais

O ideal é que a narrativa escolhida tem início, desenvolvimento e final coesos, e a história se desenrole por no máximo 4 parágrafos. A história pode ser contada através de uma animação, através de um vídeo, posts nas redes sociais, texto no site ou folder e até mesmo na lateral de uma embalagem de produto ou em uma vitrine de uma loja.

Veja a seguir um rico infográfico que o Site ‘Viver de Blog’ produziu com absolutamente tudo sobre Storytelling

Infográfico Storytelling

 

Espero que você tenha gostado das informações no infográfico e desenvolva suas próprias histórias para se conectar melhor com seus leitores e futuros clientes.

E para receber mais conteúdo como esse, basta se cadastrar na nossa lista de email para ser o primeiro a receber novas atualizações!

Um abraço!

Ale Riquena

Quer Saber Como
Ganhar Dinheiro
Na Internet?

2 Comentários

  1. Pingback: 6 MOTIVOS PARA COMEÇAR O SEU CANAL NO YOUTUBE | Hoje Trabalho em Casa

  2. Pingback: COMO VIVER DE YOUTUBE | Hoje Trabalho em Casa

Deixe uma resposta