O QUE É ESTADO DE FLOW?

Acredito que muitas foram as vezes que você já se sentiu “perdido” em relação a sua vida. Acertei? Há muitos motivos porque isso acontece e um dos motivos principais é não ter seus objetivos pessoais e profissionais definidos. Esse comportamento faz com que você se sinta desmotivada e que tenha dificuldades em realizar tarefas do dia-a-dia.

Agora a partir do momento que fazemos o que gostamos tudo fica mais divertido. A tendência é que nestes momentos nos sentimos mais motivadas e conectadas com o que estamos realizando, mesmo que seja obrigações. E este comportamento significa ser mais produtivo, e se você consegue esse comportamento na vida profissional, é maraaaa!

Mas como identificar esses momentos e aproveitar o máximo possível e saber replicar sempre que precisarmos? Para responder a essa pergunta vou explicar para vocês “o que é Estado de Flow e o que este comportamento mental pode trazer de benefícios para sua vida profissional e pessoal também.

O Estado de Flow nos permite desligar dos eventos do passado e do futuro e nos conectar inteiramente com o presente. Literalmente viver o agora!

E, esse comportamento não é achismo e nem uma coisa impossível de conseguir. O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi que desenvolveu esta teoria do Estado de Fluxo, mais conhecida como Estado de Flow. O objetivo dele nesta pesquisa era entender o que acontece na mente de pessoas que atingem o estado de motivação e satisfação. Esta pesquisa foi divulgada, na década 70 e, para a psicologia positiva deu grande contribuição, tendo em vista que até os dias atuais é uma das principais ferramentas para se obter um estado de felicidade e bem-estar.

Vou agora explicar detalhadamente para você entender os conceitos desse Estado para compreender melhor e conseguir replicar em sua vida.

Flow significa fluir. De acordo com a teoria de Csikszentmihalyi, flow designa o estado de consciência em que a mente e o corpo encontram-se em perfeita harmonia. Acontece sempre durante a realização de atividades que deixam as pessoas felizes e nas quais pode dar o seu melhor. Os momentos que você consegue uma concentração maior e uma disposição acima do que a comum. Nestes momentos você atingiu o Estado de Flow.

Tendo esse comportamento da mente como referência podemos utilizar para aplicar em nosso dia a dia como uma excelente ferramenta de organização da consciência. O Estado de Flow nos ajuda diretamente a conquistar maior produtividade.

Todos nós temos um hábito terrível de misturar emoção com razão. Sabe aqueles momentos que pensamos uma coisa, sentimos outra e agimos totalmente diferente. Consumimos muita energia com este comportamento. Sem contar o estresse e também desgaste emocional.

A partir do momento que nossa mente alcança o Estado de Flow, nosso corpo e nossa mente entram em equilíbrio, e ficamos mais produtivos. Mais focados!

Conseguindo alcançar seu Estado de Flow, segundo Csikszentmihalyi, para haver um estado real de Flow, os níveis de desafios e competências devem estar em plena harmonia. Ele ressalta ainda que sua aplicação deve ser urgente e necessária no trabalho, onde o indivíduo passa maior parte de seu tempo.

Então, a partir desses ensinamentos podemos aplicar para nossa profissão onde trabalhamos em Home Office e temos um mundo de distrações.

Para atingirmos o estar em Flow é muito importante que façamos o que gostamos. Caso contrário, nossa performance e nossos resultados serão sempre básicos ou insatisfatórios.

Esse argumento reforça aquela premissa “ame o que você faz”.

Quando a pessoa está satisfeita com seu trabalho, ela  tende a estender para essa felicidade em todos os setores da vida.

Dois itens que não podem faltar para conquistar o Estado de Flow:

  • Estabelecer um plano de carreira para alcançar os desejos profissionais e pessoais.
  • Estabeleça metas desafiadoras, porém realistas, considerando as suas habilidades e capacitações.
  • Faça as tarefas como se fossem um jogo, buscar desempenhar uma atividade de cada vez e não se autocriticar em excesso.

Agora uma pergunta que não quer calar: Você tem usado em sua vida o Estado de Flow?

Para que você descubra seu caminho para alcançar o Estado de Flow segue algumas preguntas para que você encontre o que realmente te inspira e te excita.

– Quais atividades fazem você perder a noção de tempo?
– Como você se sente ao fazer uma atividade que não lhe agrada?
– Quais atividades você possui total controle e se sente relaxado ao realizá-la?
– O quanto suas competências e habilidades são suficientes para a realização de suas atividades profissionais e pessoais?
– Você é feliz com seu trabalho e vida atual?
– Quais atividades você realiza com total espontaneidade?
– Em quais momentos você se sente sereno e focado no momento presente?

É importe lembrar que você pode e deve usar o Estado Flow em qualquer situação. Isso irá te ajudar a conquistar um bem-estar e também irá te ajudar a desenvolver uma postura mais positiva em relação a sua vida, às pessoas com as quais convive e o mundo a sua volta.

Espero que você tenha gostado desse Artigo. Use e abuse dessa técnica em todos os âmbitos da sua vida.

Se gostou deixa seu comentário aí em baixo e compartilhe com seus amigos e amigas que estão precisando mudar de vida e/ou realizar um projeto.

Um beijo e um abraço forte!

Ale Riquena

 

Quer Saber Como
Ganhar Dinheiro
Na Internet?

Deixe uma resposta