COMO COMEÇAR A GRAVAR VÍDEOS

Não sei se você sabe, eu que faço tudo nos meus vídeos, desde preparar o roteiro até a publicação do vídeo pronto. E, se você também não tem uma equipe, provavelmente está nesta mesma posição: É o ‘faz-tudo’ do seu Negócio Online.

Vídeo é a melhor ferramenta para divulgação e crescimento do seu negócio Online. E, você tem que saber que a qualidade do seu trabalho influencia diretamente no resultado que você espera alcançar.

Com certeza você já deixou de assistir vídeos por causa de como eles estavam apresentados, ou seja, estavam escuros, sem foco, com o som ruim, o cenário estava bagunçado e não condizia com o assunto, e muitos outros motivos que não agradaram seu olhar e nem seu ouvido.

É, necessário que você aprenda logo no primeiro vídeo que o capricho gera cuidado e o cuidado gera uma experiência única para seu público que já te acompanha em outras mídias e/ou está te conhecendo agora.

Dito tudo isso, vamos logo ao assunto (o passo-a-passo) de como começar a gravar vídeos.

Para começar a gravar vídeos você precisará de basicamente 4 elementos: A câmera, a Iluminação, um computador para editar e um cenário!

A câmera

Hoje em dia já tem muito celular que grava em Full HD ou em 4K, formatos estes que possuem uma excelente qualidade de imagem.

Para vídeos no YouTube não há necessidade de uma qualidade exagerada como 4k. Então, pode ir ficando tranquila porque seu Smartphone ‘velho de guerra’ dará conta do recado.

Agora se você já tem uma DSLR te convido a usá-la! E usar muito! Você pode colocar a DSLR fixa em um tripé em um quadro mais aberto e colocar seu celular em outro tripé pegando um ângulo mais fechado.

Você deve ter percebido que ter (ou não) uma câmera profissional não é um obstáculo para você começar a gravar vídeos.

A Iluminação

Já falei em outros vídeos sobre a importância da iluminação. E é mais tranquilo do que pode parecer. Se você tem uma janela que entra luz natural e tenha disponibilidade de gravar durante o dia, pronto! Você já tem sua iluminação! Agora se você não tem uma luz natural e/ou só pode gravar a noite, não se preocupe, tem a iluminação artificial que pode ser uma luminária. Basta colocar um papel manteiga na frente da lâmpada e ligar.

Tendo como investir em uma softbox, eu super aconselho, pois, a iluminação da softbox é mais difusa e dá ao ambiente um tom muito parecido com a luz natural. Veja aqui um tutorial de como fazer uma softbox usando menos de 20 reais.

Computador para Editar

É preciso ter um computador para realizar a edição dos vídeos. “Não coloque os vídeos sem edição no ar.” Isso dá a impressão de falta de cuidado, e você não vai querer fazer isso com sua audiência, néh?!?

Eu sempre editei no Adobe Premiere, mas já usei o Movie Maker que é um ótimo editor e gratuito. E também já usei o Final Cut da Apple. Uso o Camtasia para gravar a tela do computador e também editar.

Claro que quanto mais profissional o editor é, maior os mecanismos e funcionalidades que ele irá te oferecer. No entanto, não se apegue nisso! O que você precisará neste primeiro momento é dar ação em seu projeto e começar a gravar vídeos inteligentes e com capricho para conquistar sua audiência. E isso, não será com editor profissional e sim com cuidado e carinho que você dará ao seu projeto.

Cenário

Coerência! Essa é a palavra usada no que diz respeito ao cenário. Fica proibido falar de organização com uma mesa toda bagunçada, ou a porta do guarda-roupa aberta e tudo ‘zoneado’, ou pior, você falar de riqueza com tudo muito simples e barato.

Lembrando que não será preciso gastar em mobiliário caro ou alugar um espaço para gravações. Basta bom senso e organização sincera.

Se você tem uma mesa de trabalho deixe-a organizada para as gravações. Se você só tem uma parede, decore com quadros ou pinte de branco que já terá um efeito lindo e claro em seus vídeos.

Agora que já te passei os 4 elementos básicos para começar a gravar vídeos, quero falar um pouco sobre outros detalhes que não podem ser impeditivo para que você comece seu projeto ainda hoje.

É comum sentirmos medo, afinal além de estar se expondo diante de pessoas conhecidas ou não, você estará começando algo novo. O novo é bom, mas, assusta e isso é normal. Grandes atores e atrizes relatam que até hoje depois que passaram por anos de experiência diante das câmeras ainda sentem aquele frio na barriga. Isso chama-se adrenalina e mostra que você está presente no que se propôs fazer.

Vencer o medo e fazer o que tem de ser feito! Esse é o caminho.

Seus primeiros vídeos não serão seus melhores vídeos. Começar a gravar vídeos é ter a consciência de que a evolução existe e que a cada vídeo gravado você terá mais e mais a aprender e aperfeiçoar sua técnica e a forma de passar o conteúdo para seu público.

É claro que algo sempre estará linear e isso chama-se autenticidade. Seu jeito de se expressar, gosto de falar “cada um tem um jeitinho próprio de ser” e isso é muito bom! Isso não deve mudar! O que você é, sua alegria, sua motivação, seu acreditar no que faz não pode mudar. O que mudará será sua experiência em fazer. Sua segurança na hora de gravar seus vídeos. Isso é a evolução.

A dica extra que dou aqui neste artigo é dê ação ao seu projeto! Você só conseguirá evoluir se começar. Então, ligue a câmera, procure o melhor ângulo e aperte o play!

Agora te convido para assistar este vídeo onde falo dessas e outras dicas de Como Gravar Vídeos mais Profissionais.

Antes de ir embora….quero dar um presente para você!

Quer aprender mais sobre Como Gravar Vídeos Profissionais? Baixe o E-Book GUIA COMPLETO – COMO GRAVAR VÍDEOS PROFISSIONAIS. Neste E-Book você vai encontrar o passo-a-passo para produzir vídeos profissionais para internet. E, mais que apenas produzir é saber como divulgar e se destacar na multidão.

Este E-Book é totalmente gratuito.

Clique aqui e comece a gravar vídeos incríveis para seu Canal do YouTube!

Beijo forte! Tchau!!! Tchau!!!

Ale Riquena

#VideosParaEmpreendedores #videoscomonegocio

 

 

 

 

 

 

 

Quer Saber Como
Ganhar Dinheiro
Na Internet?

Deixe uma resposta